Carta Aberta à Juventude Carioca

• Carta Aberta à Juventude Carioca
Publicado em 17/12/2021 - 12:24  |  Atualizado em 29/12/2021 - 10:47

Chamado à Juventude Carioca

O surgimento da Covid-19 expôs ao Brasil e ao mundo a relevância do apoio governamental no combate à pandemia, por meio de políticas públicas responsáveis por conter o avanço do vírus e seus impactos tanto no bem-estar quanto na sobrevivência da população brasileira. Analisando a realidade do Rio de Janeiro, ao longo do último ano as medidas de contenção da pandemia não foram suficientes, acentuando não apenas a proliferação da doença, mas também seus efeitos devastadores na economia e na segurança alimentar. Nesse contexto, a juventude carioca se apresentou como um agente fundamental para assegurar as condições mínimas necessárias de existência da população periférica da cidade.

Por meio da doação de cestas básicas, da testagem, da confecção de máscaras, da distribuição de kits de limpeza e de higiene básica, entre outras ações, os movimentos sociais, ONGs, grupos e coletivos contribuíram de maneira inigualável na mitigação dos impactos da pandemia e na contenção do contágio em diversos territórios. A desigualdade social existente em nossa cidade se tornou ainda mais perceptível nesse período, cabendo à juventude exercer papel de agentes transformadores de uma realidade extremamente injusta, ocupando um espaço que foi deixado de lado pela gestão municipal anterior.

Esse é apenas um exemplo, recente, que mostra à sociedade brasileira o potencial da nossa juventude. Só será possível a construção de uma cidade mais igualitária, que respeite a diversidade e que represente os sonhos de todos, quando os jovens tiverem a possibilidade de participar ativamente da formulação, implementação, acompanhamento, avaliação e controle social das políticas públicas, e é justamente isso que a Secretaria Especial da Juventude (Juv-Rio) se propõe a fazer. Convocamos a juventude carioca para somar nessa luta pela idealização e construção de uma sociedade mais participativa, respeitosa, justa e diversa, reconhecendo a importância da juventude, em especial preta e periférica, nesse processo.

O protagonismo jovem no combate à pandemia evidenciou nossa potência transformadora no enfrentamento das desigualdades sociais, e temos certeza que o futuro que sonhamos pode ser alcançado se o construirmos juntos.

Juntos podemos fazer um Rio melhor!

Salvino e toda a equipe da Secretaria Especial da Juventude (Juv-Rio)