• Casa da Juventude da Providência oferece mais de 160 vagas para cursos gratuitos
Publicado em 12/12/2022 - 12:35  |  Atualizado em 31/05/2023 - 12:43
Os jovens poderão se inscrever em diversos cursos na Casa da Juventude da Providência - Tadeu Goulart/Prefeitura do Rio

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) está com inscrições abertas para 164 vagas em oficinas na Casa da Juventude da Providência. O local tem previsão de atendimento de 19,6 mil jovens até o final de 2023, que terão acesso a um espaço gratuito de capacitação e orientação pessoal e profissional em diversas áreas, como tecnologia, alimentos e bebidas, turismo e estética, por exemplo.

Com investimento de R$ 5 milhões, esse é o terceiro equipamento público voltado para a população de 15 a 29 anos inaugurado pela Prefeitura do Rio em menos de dois anos. A JUVRio também é responsável pela Casa da Juventude da Pavuna, na Zona Oeste, e pelo Espaço da Juventude do Estácio, localizado na praça do metrô.

As oportunidades são para as primeiras turmas de Produção de Eventos (3), Design de Sobrancelhas (3), Pagode e Samba (9), Formalização de Negócios (5), Robótica (7), Arquivos Digitais (2), Fotografia (5), Teatro (9), Desenho e Pintura (7), Hip Hop (10), Escrita de Projetos (9), Podcast (9), Noções de Design (9), Oficina de Carreira (9), Cinema (8), Sustentabilidade (9), Drone (3), Comunicação Assertiva (10), Grafite (5), Funk Carioca (9), Skate (9), Tik Tok (8) e DJ (7).

Inscrição nas oficinas

Para se inscrever, basta acessar e preencher o formulário disponível na Casa da Juventude da Providência ou nas redes sociais da secretaria: www.instagram.com/juvrio. As informações sobre demais cursos, oficinas e eventos realizados no espaço também serão divulgadas por meio desse canal.

O ambiente da Casa

Para estimular o desenvolvimento dos jovens em habilidades e competências múltiplas, com acompanhamento psicológico e criação de trilhas de conhecimento para ingresso no mercado de trabalho, a Casa da Juventude da Providência foi pensada, desenhada e equipada como um local de acolhimento, criatividade e pertencimento dos jovens. O espaço foi inaugurado no último dia 24 de novembro com sala de atendimento individual, estúdio de gravação de áudio e vídeo, sala multiuso, auditório, sala de informática, salas de formação e muito mais.

De portas abertas, as Casas da Juventude têm como foco o atendimento aos jovens realizadores locais e à juventude em vulnerabilidade. Dentre esses, destacam-se os jovens negros, moradores de favelas e regiões periféricas, membros de famílias com renda mensal de até três salários-mínimos, de famílias beneficiárias de programas sociais, em distorção da idade-série ou fora da escola. As Casas também recebem egressos do sistema prisional, pessoas em situação de abrigamento ou em situação de rua.

As turmas da Casa da Juventude da Providência começam as aulas na primeira quinzena de dezembro em diversas formações. O local funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. A Casa da Juventude da Providência fica na Rua Santo Cristo, 144.