Conselheiros Municipais de Juventude do Rio tomam posse no Palácio da Cidade

• Conselheiros Municipais de Juventude do Rio tomam posse no Palácio da Cidade
Publicado em 16/11/2022 - 16:23  |  Atualizado
Eleitos em agosto, representantes terão espaço aberto para debater, junto ao Poder Público, pautas de interesse da população entre 15 e 29 anos da Cidade Maravilhosa - Foto: Itamar Júnior / JUVRio

Foram empossados nesta quarta-feira (16/11) os 55 novos membros e os suplentes do Conselho Municipal de Juventude Carioca (CMJC) no Palácio da Cidade, em Botafogo. Os certificados de posse foram entregues pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário especial de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, aos representantes eleitos do Conselho para a gestão do biênio 2022-2024.

O Conselho Municipal de Juventude Carioca foi instituído por meio da lei n° 7.225, de 10 de janeiro de 2022. O CMJC visa fortalecer a autonomia e participação social da juventude, bem como formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou o papel da participação popular para a democracia.

–  Esse é um espaço muito importante. No momento em que um grupo de pessoas é legitimado a representar um segmento da sociedade, reconhecido pelo Poder Público municipal e pela Câmara de Vereadores, como o Conselho da Juventude, ele passa a influenciar de maneira orgânica naquelas que são as suas pautas de interesse  – ressaltou o prefeito Eduardo Paes.

Para o secretário da Juventude, Salvino Oliveira, a posse dos Conselheiros da Juventude é um marco que representa a consolidação de um espaço de debate e participação entre os jovens nas políticas públicas municipais.

– O Conselho da Juventude faz parte de um pacote de ações feitas para a Juventude a partir do Estado. Este será um espaço de participação direta da sociedade, em que os jovens e as organizações poderão participar ativamente na construção de políticas públicas. E esses jovens que tomam posse têm o privilégio de serem os representantes da pauta da Juventude nesse espaço de diálogo entre o Poder Público e sociedade civil – destaca o secretário Salvino Oliveira.

Os representantes do Conselho foram eleitos em agosto, na 3ª Conferência Carioca de Juventude, por meio de uma comissão eleitoral composta de 6 membros, sendo três representantes da sociedade civil, três do Poder Público, um da Secretaria da Juventude, um da Comissão de Juventude da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e um do Fórum Estadual de Gestores de Juventude.

João Vitor Félix, de 22 anos, foi eleito como membro titular do Conselho de Juventude. Morador da Cidade de Deus, na zona Oeste, ele acredita que é necessário reaproximar os jovens da discussão sobre políticas públicas.

– Eu quero trazer do meu jeito um olhar mais simplificado sobre as pautas essenciais e participar de forma mais efetiva na construção de políticas afirmativas para a juventude, além de dar acessibilidade à população periférica em locais de poder.

As informações sobre as atividades do CMJC serão divulgadas pelas redes da secretaria: www.instagram.com/juvrio.