• JUVRio abre inscrições para membros do Conselho Municipal de Juventude e ouvintes da 3ª Conferência Carioca de Juventude
Publicado em 09/08/2022 - 13:02  |  Atualizado
Representantes do órgão serão eleitos durante evento para o biênio 2022-2024.

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) abriu inscrições, até o dia 22 de agosto, para os candidatos a membros do Conselho Municipal de Juventude e para aqueles que queiram participar como ouvintes da  3ª Conferência Carioca de Juventude. O evento promoverá, além de diversos debates, a eleição dos membros do órgão de representação da juventude na cidade do Rio de Janeiro, instituído pela lei Municipal nº 7.225, de 10 de janeiro de 2022. Na edição deste ano, a Conferência abordará os seguintes eixos temáticos: Educação e Trabalho, Saúde, Cultura, Esporte, Comunicação, Meio Ambiente, Segurança dos Direitos e Participação. Os membros eleitos para o Conselho Municipal de Juventude atuarão durante o biênio 2022-2024.

A Conferência será realizada durante o encerramento do Festival das Juventudes, no dia 27 de agosto, às 9h, no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, Centro. O Festival é uma ação da JUVRio ao longo do mês de agosto para celebrar o Dia Internacional da Juventude, dia 12, data eleita pela Organização das Nações Unidas para a ocasião.

A 3ª Conferência Carioca da Juventude terá a presença do Secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, do Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, da Presidente do Fórum Estadual de Juventude, Larissa Garcez, entre outras autoridades governamentais,  privadas, ativistas e representantes da sociedade civil. Para o Secretário da Juventude da cidade do Rio de Janeiro, Salvino Oliveira, a Conferência Carioca de Juventude representa um momento de encontro de decisão na promoção de políticas públicas para os mais de 1,5 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos do Município.

— A eleição para o Conselho Municipal de Juventude na Conferência Carioca de Juventude é um momento histórico para a juventude do Rio de Janeiro, pois precisamos resgatar a credibilidade das instituições públicas. Principalmente, nos espaços de participação popular em um momento conturbado que vemos a democracia abalada — destacou o Secretário Salvino Oliveira.

Eleição para o Conselho Municipal de Juventude

O Conselho Municipal de Juventude do Rio de Janeiro visa fortalecer a autonomia e participação social da juventude, bem como formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental. A resolução final da Conferência irá subsidiar a construção do Plano Municipal de Juventude.

Podem se candidatar ao Conselho Municipal de Juventude Carioca pessoas físicas ou organizações como membros ou ouvintes. A eleição selecionará 34 membros e seus suplentes, sendo 17 representantes da administração pública municipal, 7 jovens e suplentes atuantes nos direitos da juventude e 10 representantes suplentes de entidades da sociedade civil. Nas vagas destinadas às entidades haverá, pelo menos, uma cadeira para representantes de juventudes negras, femininas, LGBTQIA+ e PCD.

A escolha dos representantes do CMJ será feita por uma comissão eleitoral composta de 6 membros, sendo três representantes da sociedade civil, três do Poder Público, um da Secretaria da Juventude, um da Comissão de Juventude da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e um do Fórum Estadual de Gestores de Juventude.

PROGRAMAÇÃO DA 3ª CONFERÊNCIA CARIOCA DE JUVENTUDE

09h às 10h – Cerimônia de Abertura