• No Dia da Juventude, Prefeitura do Rio promove debate público e iluminação de pontos turísticos
Publicado em 12/08/2022 - 19:52  |  Atualizado
Mais de 200 pessoas lotaram o auditório da unidade SESC do Flamengo para discutir o papel da juventude. As ações são parte do Festival das Juventudes da Secretaria Especial da Juventude Carioca. Foto: Thiago Guain / JUVRio

Doze de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude, data escolhida pela Organização das Nações Unidas para destacar o papel dos jovens nas mudanças e desafios enfrentados por essa parcela da população. E para celebrar esse dia, a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) realizou a segunda edição do Seminário Carioca da Juventude, uma parceria entre o projeto Pacto pela Juventude e o Serviço Social do Comércio (SESC), na unidade do bairro do Flamengo, o Art SESC. Mais de 240 jovens estiveram no local, ao longo de toda a tarde, para discutir temas de interesse da população jovem da Cidade Maravilhosa. O encontro debateu os temas Juventude e Engajamento Cívico e Juventude e o Futuro que Queremos.

No total, o Rio de Janeiro tem mais de 1,6 milhão de jovens. Desses, 32% não trabalhavam e nem estudavam, de acordo com dados levantados pelo IBGE em 2021 e compilados pela Coordenadoria de Informações e Monitoramento da Juventude no relatório Perfil da Juventude Carioca da JUVRio. O secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, avalia que o Dia Internacional da Juventude é um momento de refletir a respeito das necessidades mais urgentes dos jovens do Rio de Janeiro.

— A nossa missão é democratizar as oportunidades e fazer com que as pessoas tenham perspectiva e ferramentas para alcançar os próprios sonhos. Esse dia 12 de agosto deve ser considerado especial. É o momento de reencontro das juventudes, o momento de resgatarmos sonhos e perspectivas. Reverter o grave quadro em que a juventude se encontra é mais que urgente e o dia 12 deve servir como um marco em que toda sociedade se mobilize em um pacto pela juventude — destaca o secretário da juventude da cidade do Rio de Janeiro, Salvino Oliveira.

Ao final do dia, a JUVRio iluminou na cor azul uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a estátua do Cristo Redentor, no morro do Corcovado. O Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, também recebeu a iluminação em homenagem ao Dia Internacional da Juventude.

Festival das Juventudes

O II Seminário Carioca da Juventude é uma ação que faz parte do Festival das Juventudes, um calendário especial executado pela JUVRio ao longo do mês de agosto. No total, serão 14 atrações, com um encerramento simbólico na Praça Mauá, no dia 27. No último sábado do mês, os cariocas poderão conferir a 3ª Conferência Carioca de Juventude que debaterá a cidade e elegerá  os representantes do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) do município do Rio de Janeiro para o biênio 2022-2024. O local também contará com pista de skate e equipamentos de futmesa, e haverá show musical. A programação do Festival das Juventudes pode ser conferido nas redes sociais da secretaria: www.instagram.com/juvrio.

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), criada em 2021, é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por desenvolver e integrar políticas públicas para transformação social da juventude carioca.

É nossa missão ser referência na promoção de políticas públicas de acesso às oportunidades e direitos da juventude.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Campo de São Cristóvão, 268, 2º andar
    São Cristóvão, Rio de Janeiro/RJ
    Tel. (21) 2976-3438

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

(e-mail exclusivo para a imprensa)

comunicajuvrio@gmail.com

PACTO PELA JUVENTUDE
    (dúvidas e informações)

inscricao.pactojuv@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio