Prefeitura inaugura Espaço da Juventude em Vigário Geral

• Prefeitura inaugura Espaço da Juventude em Vigário Geral
Publicado em 28/02/2023 - 13:35  |  Atualizado em 31/05/2023 - 13:37
Espaço da Juventude em Vigário Geral - Divulgação / JUVRio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), inaugurou nesta terça-feira (28/02) o Espaço da Juventude de Vigário Geral. Este é o terceiro equipamento público direcionado à formação tecnológica do futuro, com oferta de cursos gratuitos voltados à indústria 4.0, para quem tem entre 15 a 29 anos. As outras duas unidades ficam no Estácio e na Cidade de Deus. O objetivo dessa iniciativa é preparar alunos para a entrada no mercado de trabalho, com ensinamentos sobre automatizar e conectar os processos industriais por meio de computação em nuvem, inteligência artificial e robótica. O novo espaço inicia suas atividades com 150 vagas no curso de Design de Games.

O espaço de Vigário Geral tem 40m² e fica na Praça Elba, conhecido ponto de lazer da comunidade. Ele está instalado num contêiner da JUVRio, feito de estrutura sustentável. O ambiente é totalmente tecnológico e, no local, os alunos têm a orientação de professores e recebem material didático exclusivo.

O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, morador e cria da Cidade de Deus, destaca a importância de levar o Espaço da Juventude a todos os cantos da Cidade Maravilhosa.

–  Para a região de Vigário Geral é muito importante ter um equipamento assim, que funciona quase como um oásis, capaz de capacitar os jovens para o mercado 4.0, que não é mais o futuro, é o presente da nossa sociedade. Está muito ligado à programação, ao design de games, ao operador de drone. São profissões em que os jovens saem praticamente empregados. E, para uma região de vulnerabilidade socioeconômica como essa, isso é ainda mais fundamental. Estamos permitindo que este jovem volte a sonhar e tenha uma perspectiva de futuro muito mais ampla e diversa – disse Salvino.

O rapper Delacruz, um dos nomes mais fortes do rap nacional atualmente, nascido em Vigário Geral, participou da inauguração.

Inscrições abertas

O primeiro curso a ser oferecido no Espaço da Juventude de Vigário Geral é o de Design de Games. As inscrições para 150 vagas podem ser feitas até sexta-feira (03/03). O início das aulas está previsto para segunda-feira (06/03).

Por meio das redes sociais da secretaria (www.instagram.com/juvrio) já é possível preencher o formulário de inscrição. As vagas estão distribuídas entre as turmas da manhã (8h às 10h15 e 10h30 às 12h30), da tarde (13h30 às 15h30 e 15h45 às 18h) e da noite (das 19h às 21h).

Em Design de Games, os jovens darão início ao aprendizado sobre o mundo da programação digital. Os professores vão navegar por meio de jogos, contarão a história dos consoles e muito mais. Ao fim da formação, os estudantes terão a chance de desenvolver o seu próprio jogo com os colegas.

No local, em outro momento, também serão oferecidos cursos de Jogos Digitais, Impressão 3D, Operação de Drone, Indústria Avançada, Robótica, Indústria do Som (DJ e Programação Móvel (IOT). Sobre o Espaço da Juventude

O Espaço da Juventude foi criado pela JUVRio para proporcionar ao jovem inovação, empreendedorismo e geração de oportunidades por meio de qualificação e capacitação profissional para o mercado de trabalho na indústria 4.0, setor que cresceu nas últimas décadas. Com seus instrumentos de automação e inteligência artificial, este segmento rompe paradigmas nas formas de produção e modelos de negócio em todo o mundo, além de ser altamente atrativo para a juventude.

A metodologia deste equipamento de ensino está pautada no desenvolvimento de senso crítico, colaborativo, investigativo, criativo, empreendedor e autoral dos jovens.