• Projeto da Prefeitura do Rio leva jovens do subúrbio a pontos turísticos da Cidade Maravilhosa
Publicado em 05/11/2022 - 13:00  |  Atualizado em 16/11/2022 - 16:15
Os participantes das últimas edições do Nosso Rio, projeto da Secretaria da Juventude, já foram Cristo Redentor, Bioparque, Viaduto de Madureira e Aquario - Foto: Thiago Guain / JUVRio

Terminam no próximo domingo (06/11) as inscrições para 210 vagas da terceira edição do projeto Nosso Rio, uma iniciativa da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) que visa oferecer visitas guiadas gratuitas a diversos espaços da rota turística da Cidade Maravilhosa, além de uma formação única no campo do Patrimônio, Cultura e Turismo a jovens da periferia. Podem participar do projeto moradores do Rio de Janeiro, de 15 a 29 anos, que residam preferencialmente no bairro de Madureira e seu entorno. Já foram impactados mais de 340 jovens desde o início do projeto, em setembro, e a meta é que, pelo menos, 750 passem pelo Nosso Rio até o fim do ano. Já foram visitados pontos turísticos como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Bioparque, Aquario, Estádio do Maracanã, Sítio Roberto Burle Marx, Museu Histórico Nacional, Biblioteca Nacional, Planetário e Roda Gigante.

O projeto foi desenvolvido por meio de um modelo pedagógico que visa oferecer aos alunos – muitos deles jovens que nunca acessaram esses espaços – não somente saídas pela cidade, mas uma qualificação para o mercado do turismo, com oficinas, discussões, orientações e vivências da prática do guiamento profissional. Em paralelo, os jovens do Nosso Rio participam de uma formação on-line no curso “Turismo Cultural e Cidades Criativas”, na Plataforma Co.Liga Digital. Dessa forma, Nosso Rio entrega a essa juventude estímulo para ocupação da cidade a fim de fortalecer sua cidadania e identidade, estimulando o sentimento de pertencimento, além de ampliar o acesso e o conhecimento a respeito da história e dos espaços culturais, disponíveis dentro e fora de sua região.

O projeto Nosso Rio faz parte do Emprega JUV, o programa de empregabilidade da JUVRio que busca auxiliar a juventude carioca na busca promover o desenvolvimento profissional e a qualificação do jovem para as ofertas de inserção no mercado de trabalho.

Inscrições

Para participar, basta acessar as redes sociais da Secretaria da Juventude até o dia 6 de novembro e preencher o formulário (www.instagram.com/juvrio). Os encontros, saídas e formações do Nosso Rio também serão registrados e publicados no mesmo canal.

Dinâmica do Nosso Rio

Ao serem selecionados para o projeto, os jovens ficam em contato direto com os Agentes da Juventude, uma equipe treinada para esclarecer dúvidas e fornecer as informações necessárias para a realização das atividades propostas. Cada jovem realiza atividades presenciais e virtuais, orientados pelo Guia de Turismo e a equipe do projeto. Os roteiros são determinados por sorteio para destinos distintos que podem ser no bairro de Madureira ou nos demais cartões postais do Rio de Janeiro. O projeto oferece transporte, lanche e entrada gratuita ao local selecionado. Durante o roteiro, são propostas atividades práticas como oficinas, palestras, dinâmicas de jogos ou atividades de plantio, por exemplo.

O curso on-line do Co.Liga poderá ser feito a distância e garante a certificação do projeto.