• Secretaria da Juventude patrocina projetos no Complexo da Maré, Madureira e outros territórios periféricos
Publicado em 02/11/2022 - 10:05  |  Atualizado em 03/11/2022 - 10:08
Uma das propostas é oferecer oficinas gratuitas de discotecagem a jovens do Complexo da Maré - Divulgação

Promover a produção cultural do Complexo da Maré. Elaborar soluções para mobilidade urbana na Tijuca. Democratizar a cultura em Madureira. Esses são os objetivos de três das 19 iniciativas de jovens que serão patrocinadas pela Secretaria Especial da Juventude (JUVRio) da Prefeitura do Rio de Janeiro através do Edital Juventude Inovadora. Durante os meses de agosto a outubro foram selecionados por meio do certame público projetos com significativo impacto social local para receber valores de R$10,5 mil, R$27 mil ou R$44,5 mil, conforme alcance e possibilidades, num montante total de patrocínio de 450 mil reais. A estimativa é que o Juventude Inovadora possa gerar transformação na vida de até 8.500 jovens.

Foram acolhidos projetos inovadores com significativo impacto social local nas categorias Ações Territoriais de Desenvolvimento Sustentável e Inovação em Pesquisa e Emancipação Juvenil. Inscreveram-se no projeto jovens cariocas, de 18 a 29 anos, que anseiam solucionar os desafios na efetivação dos direitos da juventude e desejem contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para o secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, o Juventude Inovadora é uma forma de impulsionar projetos pensados e voltados para os jovens.

– Construir um ambiente em que o jovem tem a ideia do modelo de cidade que quer viver e o estilo de vida que quer adotar é fundamental para nós. Um edital exclusivo para jovens, que historicamente tem dificuldade de conseguir financiamento, oferece uma perspectiva maior de possibilidades para eles. Nosso objetivo é torná-los protagonistas de seus próprios destinos – destaca o secretário Salvino Oliveira.

Conheça alguns dos projetos beneficiados

Um dos selecionados é o projeto Mobilidade Suburbana, que propõe solucionar a questão do deslocamento dentro da cidade utilizando a bicicleta nos trajetos considerados facilmente pedaláveis, isto é, distâncias entre dois e oito quilômetros. Contemplado com o patrocínio no valor de R$ 44,5 mil, o projeto pretende construir uma rede de bicicletários no subúrbio carioca, além de oferecer dicas de segurança e mostrar os benefícios da prática, simplificando o tema.

Outra iniciativa patrocinada pelo Juventude Inovadora, com o mesmo valor, é o Madu Cria. Buscando celebrar a diversidade, criatividade e originalidade do icônico bairro de Madureira, na Zona Norte, os moradores, coletivos, grupos de artistas e outros mais terão direito a um lote gratuito de ingressos para assistir ao espetáculo. Também será possível comparecer comprando a entrada a preços populares. O diferencial do Madu Cria está na metodologia de curadoria e seleção de pessoas, artistas e profissionais envolvidos, que valorizará os “crias” do bairro, isto é, artistas e profissionais da região, oferecendo oportunidade de renda e democratização do acesso a bens e serviços culturais.

Já o Mariwô, um coletivo de arte do povo carioca focado no público negro, LGBTQIAP+ e periférico buscará dar continuidade ao seu trabalho de desmistificação das fobias relacionadas a essa população dentro dos territórios de favela no Rio de Janeiro. Serão promovidos, por exemplo, bailes com perfomances da cultura ballroom, referência na luta do movimento de jovens LGBTQIAP+, em comunidades cariocas. Outra ideia é a promoção de oficinas gratuitas de discotecagem, a jovens do Complexo da Maré. Dessa forma, serão levados a esses jovens conhecimentos sobre alternativas para gerar renda.

O resultado final da seleção do Juventude Inovadora pode ser conferido nos canais oficiais da JUVRio: nas redes sociais (www.instagram.com/juvrio) e em seu site (www.juv.prefeitura.rio).