• Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa acontece no Rio de Janeiro de 21 a 25 de novembro
Publicado em 20/11/2022 - 11:40  |  Atualizado em 01/12/2022 - 12:13
Pela primeira vez no Brasil, evento intercontinental em prol da juventude será realizado no Rio de Janeiro. Participam representantes da Ásia, África, Europa e América.

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) receberá, de 21 a 25 de novembro, a Semana da Juventude da CPLP, uma iniciativa inédita no país, realizada pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FJCPLP) e Conselho Nacional de Juventude do Brasil (CONJUVE), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Câmara de Vereadores. O evento internacional contará com a presença dos presidentes e representantes de 9 Conselhos Nacionais de Juventude dos Estados-Membros da CPLP — Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste — que estarão na Cidade Maravilhosa para participar de uma intensa agenda de debates e cooperação intercontinental.

O Secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, acredita que um dos principais desafios das juventudes é a visibilidade e, por isso, a JUVRio tem buscado se articular em conjunto com outros gestores desde o primeiro dia de governo.

— No ano passado, assumimos a presidência do Fórum de Gestores Municipais de Juventude do Estado do Rio e articulamos a criação do Fórum de Gestores das Capitais. Neste  ano, decidimos ousar e ir além. Em parceria com Conjuve e Agência Brasileira de Cooperação faremos um encontro a nível global, capaz de colocar o Rio de Janeiro  no centro do debate sobre as políticas de juventude para o mundo. É a primeira vez que o evento acontece no Brasil e a Cidade Maravilhosa foi contemplada para sediar esse primeiro encontro — destacou o secretário Salvino Oliveira.

A Semana da Juventude da CPLP tem como objetivo fortalecer a participação social e o protagonismo juvenil. Ao longo de cinco dias, serão debatidas formas de cooperação no âmbito das políticas públicas direcionadas aos jovens. Os líderes das juventudes de países asiáticos, europeus, africanos e americanos estarão no Rio de Janeiro, recebidos pelo CONJUVE ao lado da JUVRio para  participar de uma troca de experiências, tecnologias sociais, boas práticas e conhecer projetos e lideranças que são referência na cidade.

Para o presidente do Conselho Nacional de Juventude do Brasil e ex-presidente do Fórum da Juventude da CPLP, Marcus Barão, “realizar pela primeira vez a Semana da Juventude da CPLP no Brasil é um verdadeiro marco histórico. Será um importante momento de integração e fortalecimento dos laços de amizade e culturais entre jovens e organizações juvenis dos países de língua portuguesa. Acreditamos que iniciativas como essa ampliam as possibilidades da cooperação para o desenvolvimento de projetos e políticas que tenham como objetivo a promoção dos direitos da maior geração de jovens da história, além de abrir uma porta de oportunidades dos jovens para o mundo”.

Os líderes irão cumprir uma agenda rica de imersão na realidade da juventude brasileira, especialmente a carioca, como, por exemplo, o “Seminário Juventude da CLPL: desafios e potencialidades para o fortalecimento da agenda de desenvolvimento sustentável”; a Assembleia Geral do Fórum da Juventude da CLPL; o Encontro com as juventudes cariocas; e uma série de visitas a áreas de interesse cultural e humano da Cidade Maravilhosa. Os representantes também conhecerão a Casa da Juventude da Providência, que será inaugurada no próximo dia 24 de novembro, e os projetos da JUVRio. Dizem que o Rio de Janeiro é a vitrine do Brasil. Esperamos não só honrar essa fama como também virar vitrine para o mundo em políticas de juventude.

A atual presidente do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e presidente do Conselho Nacional da Juventude de Guiné-Bissau, Aissatu Forbs Djaló, ressalta que é a vez de pensar na geração presente e futura a partir dos encontros realizados na Semana de Juventude da CPLP.

— Consciente dos desafios e aspirações da juventude lusófona, o Fórum da Juventude da CPLP, plataforma representativa dos Conselhos Nacionais de Juventude dos países de língua oficial portuguesa, realiza pela primeira vez no Brasil a Semana de Juventude da CPLP. Esse é um espaço de diálogo e capacitação dirigida a jovens de organizações de juventude, bem como redes e grupos informações de jovens acolhida pelo Conselho Nacional de Juventude do Brasil, visando construir pontes e reunir em torno de esforços conjuntos com base no constante diálogo estruturado, contribuindo para moldar o futuro e para garantir o bem-estar das gerações vindouras — disse a presidente do Conselho de Guiné-Bissau, Aissatu Forbs Djaló.

Todas as informações sobre a Semana da Juventude da CPLP serão divulgadas pelas redes sociais da Secretaria da Juventude Carioca (www.instagram.com/juvrio).

Programação da Semana da Juventude CPLP

21/11, segunda-feira

10h às 12h: Cerimônia de Abertura

Palácio da Cidade: Rua São Clemente, 360, 2º andar, Botafogo